sábado, 27 de junho de 2009

Como as tribos podem mudar o seu negócio?

Esta semana assisti à palestra que Seth Godin fez no último TED sobre a organização em Tribos (lançou também o livro chamado Tribos - leia um ótimo resumo). Como sempre, sua palestra é muito interessante, pois nos ajuda a pensar de formas disruptivas. Godin tem uma forma de simplificar conceitos de maneira a nos fazer pensar: "como não me dei conta disso antes?". A palestra aborda principalmente o nosso desejo de fazer parte, de pertencer a algo maior e realizar coisas importantes. A nossa vontade de estarmos conectados e nos mobilizarmos por uma causa importante já movimentou milhares de pessoas nas mais diferentes direções. Os exemplos vão do movimento verde liderado por Al Gore aos protestos da eleição do Irã e continuam acontecendo todo dia, dentro e fora da Internet.

Godin fala que para conseguirmos fazer uma idéia ser propagada com esta intensidade, antes de tudo devemos contar uma história e nos conectarmos a uma tribo. A partir daí, começarmos a liderar um movimento e fazemos a causa acontecer. O papel da liderança se torna fundamental, pois são estas pessoas que vão levar a causa adiante, formando multiplicadores e mobilizando as pessoas.

Trazendo este conceito para o mundo online e das redes sociais, as tribos fazem cada vez mais sentido, seja potencializando as redes existentes, seja criando novas conexões. Vemos isso nas mais diversas escalas, com determinadas estampas sendo promovidas na Camiseteria ou na na eleição de Obama, por exemplo. A grande questão é: como realmente utilizar este potencial a favor dos objetivos de marketing? Isto me leva a pensar que as empresas realmente deverão repensar seu negócio de maneira mais fundamental, revendo seus valores e no que realmente acreditam. As pessoas só seguirão àquelas que tiverem causas que nos motivem em níveis mais profundos do que um simples lançamento de produto.

É um belo desafio para todos nós que buscamos nos destacar em um mundo cada vez mais inundado de informação e onde está cada vez mais difícil fazer a diferença. Sua marca está conseguindo criar cultura e envolver pessoas em torno de uma causa?

Nenhum comentário: