quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tecnologia melhorando a experiência de compra no varejo

Existem muitas tecnologias novas entrando no mercado. Hoje o problema está muito mais em como aproveitar estas tecnologias do que as limitações encontradas. O grande desafio é começar a incluir a tecnologia no pensamento tradicional do marketing, que muitas vezes tende a compartimentalizar os conceitos, separando-os em categorias. Se estou fazendo uma campanha no PDV, penso com determinadas ferramentas; se vou fazer uma campanha "na web", penso em outras. Na verdade, o grande desafio é atingir os objetivos de negócio. E hoje, sem dúvida, uma das principais preocupações do diretor de marketing está em como oferecer uma experiência de compra superior ao seu cliente. E a única coisa que impede que novas abordagens (e tecnologias) sejam utilizadas são os modelos mentais.

Existem várias iniciativas que buscam aproveitar as oportunidades trazidas pelas novas tecnologias, revendo estes antigos modelos mentais. A Razorfish, hoje uma das principais agências do mundo, construiu uma forma diferente de encarar um terminal de auto-serviço para uma empresa de telefonia. Veja o vídeo, abaixo.

A tecnologia está a nossa disposição. Vamos inovar?