domingo, 3 de maio de 2009

Carreira em e-Commerce: poucos investindo em mercado comprador

Escrevi o pequeno artigo abaixo para o Diário de São Paulo, em Emprego & Talento. O texto é voltado ao mercado em geral, não especializado, mas acho que vale a pena mencionar aqui no Blog. Ao mesmo tempo, pesquisa da FIA aponta e-Commerce/MKT Digital como uma das carreiras mais relevantes da próxima década. Are you doing your homework?

Segue Artigo:

Carreira em e-Commerce: poucos investindo em mercado comprador

Em tempos de crise é inevitável ouvirmos opiniões pessimistas em relação ao mercado de trabalho e nas alternativas de carreira em geral. No mundo todo observamos demissões em massa e nos perguntamos se existem ainda oportunidades. Paradoxalmente ainda passamos pelo mesmo apagão de talentos de antes da crise e podemos constatar mercados ainda muito carentes de profissionais qualificados.

O comércio eletrônico é, sem dúvida, um deles. Enquanto falamos de redução das vendas no Brasil e no mundo, o varejo online cresceu 30% em 2008 e projeta aumento entre 20% e 25% para 2009 no mercado nacional. Além de grandes varejistas como as Casas Bahia entrando no mercado, onde a classe C representou 42% do total, temos pequenas e médias operações inovando e levando o e-Commerce brasileiro a outros patamares.

Os profissionais que conduzem estas operações, na sua maioria, aprenderam a gerenciar os aspectos envolvendo o comércio eletrônico sozinhos, lidando com conceitos absolutamente novos para um varejista tradicional. Atualmente todas as grandes operações sofrem do mesmo problema: falta de profissionais qualificados no mercado. Isto faz com que busquem profissionais na concorrência ou os formem dentro de casa.

Esta situação traz oportunidades únicas aos profissionais que se dispuserem a investir seu tempo e dedicação. Devido às suas características, o e-commerce exige profissionais extremamente dinâmicos e flexíveis. Existem oportunidades em áreas tão diferentes quanto marketing, logística e tecnologia. Cada uma delas com características específicas e carentes de profissionais.

Marketing, por exemplo, é uma das áreas que mais sente a falta de talentos. O comércio eletrônico utiliza a web como sua principal ferramenta de trabalho. Os profissionais que decidirem investir precisam de conhecimentos específicos em, entre outras coisas, marketing online, banco de dados e estatística, instrumentalizando-os para tomar decisões rápidas e fundamentadas na busca de novas vendas e clientes. Conceitos como SEO (Search Engine Optimization), que prepararam o site para ser buscado pelas ferramentas de busca ou usabilidade, que diz respeito à facilidade de uso do site, passam a virar jargão do dia a dia para quem trabalha na área.

Quem quiser buscar esta opção de carreira deve estar apto a estudar bastante. A web é uma excelente fonte de informação. Além disso, existem cursos específicos para cada uma das competências necessárias. Tenho certeza que os desbravadores não se arrependerão.

Nenhum comentário: