domingo, 20 de setembro de 2009

Sua empresa já tem política para redes sociais?

Em conversas com profissionais de marketing, já fui questionado várias vezes sobre a necessidade de estabelecer uma política para atuação em redes sociais. Várias empresas restringem o uso das redes sociais a seus colaboradores (não entrarei no mérito, pois isto dá um post inteiro). A maioria ainda não faz ações estruturadas de monitoramento ou intervenção nas redes. Entrentanto, nenhum dos dois itens anteriores faz com que estabelecer uma política seja menos relevante.

Lembre-se que as pessoas vão para casa no final do dia e várias delas usam as redes para interagir com amigos e outros profissionais do mercado. Imagine a situação de uma empresa cujo profissional é especializado em determinada área, mas nas redes sociais começa a emitir opiniões (muitas vezes sem embasamento) em outra, que diz respeito à empresa. Este profissional pode ser facilmente associado a sua empresa, que está indiretamente sendo afetada pelo incidente. Agora imagine se este funcionário começa a emitir opiniões que dizem respeito à sua área de atuação, colocando informações sigilosas na web. Se pararmos para pensar, são inúmeras as possibilidades de danos à imagem e marca das empresas por atuações de profissionais sem orientação.


A definição de uma política de atuação ajuda, em parte, a reduzir este risco. Digo "em parte" porque somente criar um documento não resolve. É preciso fazer as informações chegarem realmente até os colaboradores. Falamos até agora apenas de riscos, mas também existem oportunidades. Uma equipe orientada pode ajudar a empresa a monitorar as redes e contribuir com intervenções direcionadas. Tudo isso com o aval oficial da companhia. É a velocidade do mercado tirando os gestores de sua zona de conforto. E só vai ficar mais intenso daqui para frente...


Se você está pensando em criar a política, veja exemplos de mais de 80 empresas, na web.

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