Infelizmente para estes profissionais, ou felizmente para os que já estão conectados, o futuro é digital. E não é apenas um futuro restrito aos profissionais de agências digitais e afins. Estamos falando da comunicação e marketing como um todo. As empresas e o mercado em geral estão buscando profissionais cada vez mais conectados e dinâmicos, que saibam lidar com os novos canais e com o novo consumidor, ou consumidor 2.0.
Um excelente exemplo disso é a Best Buy, varejista de eletrônicos americana. Além de ter uma super cadeia de lojas, em todo o território americano, a varejista também é um player poderoso no mundo online. O CMO, ou Chief Marketing Officer, ou Diretor de Marketing, chama-se Barry Judge e é um profissional totalmente conectado. Trabalha muito bem as redes sociais, servindo como canal para ouvir mais o que o seu cliente/prospect tem a dizer, além de oferecer comunidades em seu próprio website, que conta com mais de 1Bi visitantes por ano.
Abaixo, anexo um vídeo onde Judge fala mais sobre o case da Best Buy, mostrando que o elemento digital do marketing deve cada vez fundir-se mais às decisões e coditiano do marketing tradicional. Alguns pontos interessantes falados no vídeo:
- A Best Buy começou como player focado em custo baixo. Com o tempo, percebeu que tinha que mudar para conseguir competir com players como a Amazon e o Walmart. Começou a estudar as razões por trás da compra e agora trabalha com o conceito de Dream Suppport, ou suporte aos sonhos dos seus clientes.
- Encorajam todos seus funcionários a utilizar as redes sociais, sem muitas regras ou políticas para regular as atividades online;
- Com o crescimento do uso dos SmartPhones o feedback das campanhas, em mídias online ou tradicionais, passou a ser muito mais instantâneo.
Aos que ainda não gostam dos termos e dos conceitos de tecnologia que passam a permear as ações de comunicação, recomendo que comecem um trabalho para mudar seus modelos mentais. Ainda há tempo para se adaptar, mas é preciso quebrar alguns paradigmas e abraçar o novo. Afinal, o futuro é digital.
3 comentários:
O paradigma da informação . Muitos em breve , pagarão o preço de não ter aberto suas mentes para o que é inevitável. O mundo virtual !
http://www.dreamshopping.com.br .
Postar um comentário