segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O Futuro é Digital

Muitas vezes, conversando com alunos em sala de aula, ou com profissionais do mercado, recebo reação semelhante. Muitos não gostam ou não querem ter que lidar com tecnologia. Termos como domínio, IP, mash-ups, APIs e muitos outros povoam os pesadelos de milhares de profissionais do mercado de marketing e comunicação. Quando me deparo com um profissional de comunicação com medo de tecnologia, a primeira coisa que me vem a mente são os modelos mentais. Estes modelos são construídos ao longo de alguns anos, principalmente durante os cursos de graduação e são muito difíceis de derrubar.

Infelizmente para estes profissionais, ou felizmente para os que já estão conectados, o futuro é digital. E não é apenas um futuro restrito aos profissionais de agências digitais e afins. Estamos falando da comunicação e marketing como um todo. As empresas e o mercado em geral estão buscando profissionais cada vez mais conectados e dinâmicos, que saibam lidar com os novos canais e com o novo consumidor, ou consumidor 2.0.

Um excelente exemplo disso é a Best Buy, varejista de eletrônicos americana. Além de ter uma super cadeia de lojas, em todo o território americano, a varejista também é um player poderoso no mundo online. O CMO, ou Chief Marketing Officer, ou Diretor de Marketing, chama-se Barry Judge e é um profissional totalmente conectado. Trabalha muito bem as redes sociais, servindo como canal para ouvir mais o que o seu cliente/prospect tem a dizer, além de oferecer comunidades em seu próprio website, que conta com mais de 1Bi visitantes por ano.
Abaixo, anexo um vídeo onde Judge fala mais sobre o case da Best Buy, mostrando que o elemento digital do marketing deve cada vez fundir-se mais às decisões e coditiano do marketing tradicional. Alguns pontos interessantes falados no vídeo:
  • A Best Buy começou como player focado em custo baixo. Com o tempo, percebeu que tinha que mudar para conseguir competir com players como a Amazon e o Walmart. Começou a estudar as razões por trás da compra e agora trabalha com o conceito de Dream Suppport, ou suporte aos sonhos dos seus clientes.
  • Encorajam todos seus funcionários a utilizar as redes sociais, sem muitas regras ou políticas para regular as atividades online;
  • Com o crescimento do uso dos SmartPhones o feedback das campanhas, em mídias online ou tradicionais, passou a ser muito mais instantâneo.



Aos que ainda não gostam dos termos e dos conceitos de tecnologia que passam a permear as ações de comunicação, recomendo que comecem um trabalho para mudar seus modelos mentais. Ainda há tempo para se adaptar, mas é preciso quebrar alguns paradigmas e abraçar o novo. Afinal, o futuro é digital.

3 comentários:

PublicidadeBH disse...
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PublicidadeBH disse...
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PublicidadeBH disse...

O paradigma da informação . Muitos em breve , pagarão o preço de não ter aberto suas mentes para o que é inevitável. O mundo virtual !
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